Seminário promove momento interativo a professores 31/07/2012 - 17:00
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) promoveu o Seminário Temático da Turma do Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE 2010. O evento durou de sete semanas e foi realizado na modalidade de educação a distância com pautados em textos e vídeos
Como parte do Seminário, foi realizado o momento interativo, que permitiu aos 2,3 mil professores PDE 2010 apresentarem suas dúvidas e contribuições sobre avaliação externa. Os cursistas se conectaram e tiveram acesso direto ao chat de discussões. “O interesse dos professores pela temática ficou evidenciado pelo elevado número de acessos, somente no período da manhã foram 2.000 professores participando, à tarde 1.900 e à noite, 1.500, o que significa que muitos acessaram a discussão nos três turnos”, explicou o coordenador do PDE, Cassiano Ogliari.
O debate foi organizado em quatro blocos os fundamentos e histórico das avaliações externas; a composição do IDEB; leitura e análise dos resultados da Prova Brasil e as ações do coletivo da escola em torno do resultado dessas avaliações.
No momento interativo estiveram presentes as equipes e os coordenadores Antônio Lopes Júnior, de Gestão Escolar; Eziquiel Menta, do Multimeios; Leandro Antonio Jiomeke de Planejamento e Avaliação; e Mônica Schreiber, de Mídia Imprensa e Web; além das equipes de Língua Portuguesa e Matemática do Departamento de Educação Básica da SEED.
FORMAÇÃO - O 2º Seminário Integrador do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), da turma de 2012, acontecerá nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) no mês de agosto. Para isso, foi realizado em Curitiba evento de formação com os representantes das regionais das Instituições de Ensino Superior (IES).
O objetivo do evento foi informar os participantes, responsáveis pelo PDE em cada Núcleo, para o planejamento e organização das ações do Programa. “Os participantes terão subsídios para orientar as atividades dos dois mil professores que estão cursando o PDE”.
Foram discutidas questões como produção didático-pedagógica e sua articulação com a implementação na escola do Projeto de Intervenção Pedagógica e Artigo Final. Além disso, foi apresentado o novo Sistema de Acompanhamento e Integração em Rede (SACIR), orientações do Grupo de Trabalho em Rede (GTR) e questões sobre Direitos Autorais.