Seminários discutem educação infantil e séries iniciais 29/08/2013 - 09:40

A Secretaria de Estado da Educação está organizando em todos os 32 Núcleos Regionais de Educação o Seminário Paranaense de Articulação entre Educação Infantil e Anos Iniciais. Serão quatro etapas, de agosto a novembro para discutir com gestores municipais práticas pedagógicas, formação profissional, articulação entre educação infantil e séries iniciais entre outros temas.

No Núcleo de Pato Branco, o seminário aconteceu nessa quarta-feira (28), em Vitorino, e reuniu cerca de 40 pessoas entre técnicos da regional, diretores e secretários municipais de educação das 15 cidades atendidas pelo Núcleo.

O evento é uma das ações que fortalecem o regime de colaboração entre a Secretaria de Estado da Educação e os municípios. “Trabalhamos com o princípio da confiança, sempre conversando para acharmos soluções. Não tem como o trabalho realizado pela rede estadual estar dissociado daquele feito pelos municípios”, comentou a chefe do Núcleo Regional de Educação de Pato Branco, Ana Seres Trento Comin. Ela lembrou ainda que o seminário contou com a participação de professores e pedagogos das escolas indígenas da região.

Mangueirinha tem nove escolas de educação infantil e três pré-escolas e atende cerca de 1.900 alunos. “O seminário é um momento de reflexão para entendermos a criança e proporcionamos metodologias adequadas para a aprendizagem em sala de aula”, comentou a secretária municipal de educação de Mangueirinha, Ivonete Mendes. Ela lembrou que a escola se tornou um espaço que exige um pouco mais da sua função, que é o ensino. “Temos que trabalhar assuntos de higiene, de saúde, de respeito porque as famílias têm hoje valores diferenciados da época da escola tradicional”, concluiu.

Os alunos que saem das redes municipais são matriculados no 6º ano do ensino fundamental nas escolas da rede estadual. “Esta passagem pode trazer alguma dificuldade de adaptação para o aluno. Temos que trabalhar ações pedagógicas para adequadas ao tipo de criança que recebemos”, disse o secretário municipal de educação de Vitorino, Dirceu Antônio Ruaro.

Vitorino obteve nota 7,2 no Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de 2011 – o quarto maior do Paraná ficou em 4º lugar e 33º entre os municípios brasileiros. Há três anos as suas escolas ofertam educação em tempo integral.

Além do seminário, o Núcleo Regional também realiza reuniões mensais com as secretarias municipais de educação para promover ainda mais a integração entre a rede estadual e as dos municípios.

CASCAVEL - O Núcleo Regional da Educação de Cascavel promoveu na semana passada o Seminário Paranaense de Articulação entre Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais. Equipes pedagógicas, professores e secretários municipais de Educação dos 18 municípios atendidos pela regional se reuniram.

“O objetivo do evento é propor que a prática pedagógica seja revista a partir da fundamentação teórica e da legislação vigente, garantindo o direito de ser criança e viver a infância, e o acesso ao conhecimento científico nas instituições”, explicou a coordenadora do seminário no Núcleo, Gislaine Colman.

Para a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação de Cafelândia, Viviani Grigio Vissovatti, o seminário superou as expectativas. “Nós conseguimos ampliar nosso leque de possibilidades de trabalho. Percebemos que é possível fazer uma articulação com todas as modalidades de ensino. Estou ansiosa pelos próximos encontros”, disse.

GALERIA DE IMAGENS