Servidores da Educação apresentam projetos para ajudar escolas 25/07/2019 - 16:50

Diversos servidores da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) apresentaram, nessa quinta-feira (25), projetos pensados para facilitar o trabalho de educadores e estudantes matriculados na rede estadual de ensino.

A ideia foi lançada no dia 10 de junho pela Diretoria-Geral (DG) a coordenações e departamentos ligados à DG – Grupo Orçamentário e Financeiro Setorial (Gofs) e auditoria; jurídico e compliance; Grupo Administrativo Setorial (GAS) e Grupo de Recursos Humanos (GRH). 

A proposta era que representantes dos setores visitassem escolas e, após ouvir equipes gestoras e estudantes, compreendessem quais são os principais problemas dessas instituições. Foi um trabalho de bastante escuta ativa, em consonância com um dos objetivos da atual gestão da Seed, que é o de estreitar a comunicação entre a Secretaria e as instituições de ensino.

Após essa primeira identificação, cada departamento e coordenação deveria verificar pontos passíveis de otimização nos processos diários da escola. Uma das equipes, por exemplo, formada por servidores do Gofs, implementou em um colégio um sistema de controle de gastos, para que os gestores possam tomar decisões mais estratégias a respeito do orçamento da instituição.

As apresentações foram avaliadas por um júri composto por representantes da Diretoria Pedagógica, Diretoria de Planejamento e da Diretoria-Geral da Seed. Os critérios levados em consideração na avaliação foram: 1) impacto, atentando-se ao fato de quantas escolas seriam impactadas com o projeto; 2) estágio de desenvolvimento do projeto (é apenas uma ideia ou já foi implementado?); 3) complexidade/criatividade, já que as ideias precisavam ser, ao mesmo tempo, inovadoras e de fácil implementação.

GALERIA DE IMAGENS