Servidores da Educação participam de encontro sobre a presença negra no Paraná 20/11/2019 - 15:55

O dia 20 de novembro, data em que é comemorada a Consciência Negra no Brasil, foi de reflexão, debate e diálogo no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, em Curitiba. É que a equipe Multidisciplinar da pasta promoveu um encontro sobre a presença negra no Estado do Paraná.

A pedagoga Marcia Reis, da rede municipal de ensino, e o professor Jester Furtado, da rede estadual, participantes do Fórum de Combate ao Racismo de Araucária (Região Metropolitana), compartilharam suas experiências práticas sobre as relações etnicorraciais e quais ações são realizadas no município.

Servidor da equipe Multidisciplinar da Seed, Galindo Pedro Ramos ressaltou a importância de se conhecer e preservar a memória do povo negro no Estado.

“Há várias personalidades negras no Paraná que não são reconhecidas. Muitas, inclusive, são nomes de ruas como Os Engenheiros Rebouças, Emiliano Perneta, Enedina Alves Marques. Nesse encontro, tratamos dessas pessoas no processo histórico e sua importância até os dias atuais, a fim de demonstrar que estamos aqui, estamos presentes. Somos negros em movimento”, afirmou.

A professora Fernanda Costa, que acompanhou o encontro, destacou a importância do debate.  Para ela, “foi muito rico conhecer parte da história do município de Araucária e sobre a presença da população negra naquele contexto, bem como refletir sobre dificuldades impostas pelo racismo estrutural”.

GALERIA DE IMAGENS