Show de Talentos movimenta a rotina de colégio estadual 11/12/2013 - 13:50
O Colégio Estadual Tarquínio Santos, em Foz do Iguaçu, promoveu neste mês o 5º Show de Talentos e Mostra Cultural da Diversidade na Educação. Os professores da equipe multidisciplinar organizaram diversas atividades artísticas da cultura africana. O resultado do trabalho foi apresentado a toda comunidade escolar, com a participação de mais de 300 pais de alunos.
A diretora Silvana Garcia explicou que o trabalho contribui na formação dos alunos. “Sempre acreditei que o trabalho além da sala de aula, contribui no aprendizado. Eles participam das atividades de música, desenho, teatro com empolgação. A cada ano, o número de alunos participantes só aumenta e os pais também prestigiam e colaboram com a escola”.
Na disciplina de matemática, a professora Patrícia Sousa Cassuboski, adaptou jogos africanos com raciocínio lógico. “Uma aluna me questionou o que a matemática tinha de comum com os jogos africanos. Com as atividades, os alunos puderam ver que para participar dos jogos, as regras foram adaptadas, levando em conta raciocínio lógico e muita matemática”, disse.
Para a aluna do 1º ano do ensino médio e presidente do grêmio escolar, Giovanna Bianchi, 15 anos, a mostra ajuda os estudantes a aprender mais sobre o tema. “Eu colaborei na organização, mas os alunos também fizeram pesquisas sobre a cultura de diversos povos em todas as matérias que estudamos”, disse.
Todas as escolas da rede estadual de ensino possuem equipes multidisciplinares. No Colégio Tarquínio Santos, 19 professores que integram a equipe multidisciplinar da escola. O trabalho da equipe é orientar e auxiliar o desenvolvimento das ações relativas à Educação das Relações Étnico-Raciais e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, ao longo do período letivo.














