Simpósio debate Programa Ensino Médio Inovador 07/05/2013 - 15:10

Os desafios para garantir a qualidade do ensino médio no Paraná estão sendo discutidos no Simpósio do Ensino Médio Inovador que iniciou nesta terça-feira (7), em Curitiba. O evento da Secretaria de Estado da Educação reúne até a próxima quinta-feira cerca de 350 professores e pedagogos das 93 escolas que já implantaram o Programa Ensino Médio Inovador (Proemi).

O simpósio serve para oferecer conteúdos teóricos e metodológicos, referentes ao programa, aos profissionais das escolas que oferecem ensino médio inovador. São 311 atividades em um total de mais de nove mil matrículas. “O simpósio faz uma reflexão do programa e os resultados na qualidade do ensino médio para combater os índices de reprovação, evasão e distorção entre idade e série”, comentou a superintendente da Educação Eliane Rocha.

O Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto, em Colombo, oferece três atividades do programa a 150 estudantes. “Além das questões pedagógicas, o programa incentiva a participação dos alunos não apenas nas aulas, mas também na escola e na comunidade”, disse a pedagoga Lorena Lúcia Ávila. Ela ainda lembra que os alunos resolveram criar o grêmio estudantil da escola durante os encontros das atividades do programa.

No simpósio também serão apresentadas as experiências de trabalho de algumas escolas estaduais que implantaram o programa: Colégio estadual Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras; Colégio estadual Dr. Arnaldo Busatto, em Foz do Iguaçu; e Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, em Curitiba.

Na quinta-feira (9), os participantes farão parte de oficinas de trabalho e discutiram temas como o direito à educação, currículo para o ensino médio, protagonismo juvenil, iniciação científica, tecnologia, juventude e trabalho e gênero e diversidade sexual. As oficinas acontecem na Diretoria de Tecnologia Educacional, também em Curitiba.

PROGRAMA - O Programa Ensino Médio Inovador foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para estabelecer o debate sobre a modalidade de ensino junto aos sistemas de ensino estaduais e do Distrito Federal. A ideia é elaborar propostas para um currículo mais dinâmico e flexível que atenda as necessidades e expectativas dos estudantes do ensino médio.

Segundo a coordenadora geral do ensino médio da Secretaria de Educação Básica do MEC, Sandra Garcia, cerca de três milhões de jovens entre 15 e 17 anos estão retidos no ensino fundamental e mais de um milhão estão fora da escola. “Temos que ampliar o atendimento do ensino médio, fortalecer o diálogo com os jovens para ouvirmos o que eles querem. O que a escola precisa fazer para que esses jovens percebam que a escola é um espaço que contribui para suas vidas”,

As atividades do Ensino Médio Inovador envolvem macrocampos que incluem iniciação científica e pesquisa, acompanhamento pedagógico, cultura digital, comunicação e uso de mídias, leitura e letramento, cultura e arte, e cultura corporal.

GALERIA DE IMAGENS