Simpósio discute educação profissional em Foz do Iguaçu 03/06/2014 - 10:00

A Secretaria de Estado da Educação iniciou as atividades, nessa segunda-feira (2), em Foz do Iguaçu, do Simpósio da Formação das Equipes Pedagógicas para Atuarem nas Escolas da Educação Profissional. O evento promove uma maior integração entre cerca de 300 pedagogos e coordenadores de cursos de escolas que ofertam curso de técnicos de 16 núcleos regionais de educação.

O evento é uma das ações da Pasta para melhorar ainda mais a educação de qualidade ofertada nos ensino profissional do Estado e pertence às propostas de Formação Continuada do Programa Brasil Profissionalizado. “Essa integração vai permitir que as escolas tenham condições de oferecer um ensino melhor para os nossos estudantes, fortalecendo a educação profissional no Estado do Paraná”, afirmou a coordenadora de educação profissional técnica da Secretaria da Educação, Margaret Sbaraini.

O coordenador de curso atua mais nos conteúdos das disciplinas do curso técnico. O pedagogo ajuda o professor no planejamento e na metodologia das aulas e na avaliação dos alunos. “O curso é técnico, mas é de educação, assim, é preciso uma formação geral tanto quanto a técnica e essa integração o pedagogo precisa estar pronto para fazer”, explicou a pedagoga do Colégio Estadual Chateaubriandense, em Assis Chateubriand, Oeste do Estado, Brandeli Garcia.

“Para aumentarmos os conhecimentos entre todas as áreas dentro do colégio, precisamos estar integrados em prol de um futuro para os aluno no qual eles possam contribuir realmente para a sociedade”, disse a coordenadora de curso do Colégio Estadual São José, na Lapa, Região Metropolitana de Curitiba, Scheila Maueler. O colégio atende 135 alunos dos cursos técnicos de administração e o de recursos humanos.

A formação nos profissionais da educação é uma das medidas adotadas pelo Governo do Paraná para dar qualidade ao ensino profissionalizante. Ainda são realizadas ações como a criação de novos cursos e a regularização de outros já existentes. Também há investimentos na infraestrutura, aquisição de equipamentos para laboratórios e de acervos para bibliotecas.

No Paraná existem 335 estabelecimentos de ensino que ofertam cursos técnicos com atendimento a quase 80 mil estudantes. A oferta pode acontecer de duas formas: integrado (junto com o ensino médio) ou subsequente (quando o aluno já tem o ensino médio), e obedece a necessidade profissional de cada escola e da região.

O evento é organizado com a realização de conferências e de oficinas que vão promover o debate de assuntos sobre o papel de atuação de pedagogos e coordenadores de cursos e permitir a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.
A segunda etapa do simpósio para contemplar as demais profissionais de outras 16 regionais de educação acontece em agosto, também em Foz do Iguaçu.

GALERIA DE IMAGENS