Talento Olímpico do Paraná encerra inscrições 29/06/2015 - 16:28
O TOP (Talento Olímpico do Paraná 2016) encerrou suas inscrições na última sexta-feira (26 de junho). O programa oferece 1.600 bolsas (anteriormente eram 1.500) para atletas de todo estado e neste ano teve quase 2.500 inscritos nas categorias: Escolar (954), Nacional (292), Olimpo (37), Formador (890), Técnico Formador (183) e Técnico (105). É o maior programa estadual de bolsas-atleta do país.
Após a etapa de inscrições, os atletas deverão encaminhar documentos e as fichas aos Núcleos Regionais de Educação (NRE), Entidades Administrativas do Desporto (EAD) e federações, que farão a análise dos currículos para definir os indicados de cada categoria.
Os NRE e EAD têm até o dia 13 de julho para protocolar os ofícios, atas e as fichas dos seus indicados no Setor de protocolos da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo (SEET).
O resultado final, com o nome de todos os bolsistas desta edição do TOP 2016, será divulgado a partir do dia 20 de julho.
Ampliação do programa
A coordenadora do Talento Olímpico do Paraná, Denise Golfieri de Oliveira, argumenta que o programa teve um crescimento satisfatório em relação ao ano passado. Segundo ela, atletas contemplados nas edições do TOP 2016 vêm se destacando no cenário esportivo com conquistas de resultados expressivos em vários países. “Tivemos ampliação na oferta de vagas do paradesporto, conseguimos destinar cem vagas a mais e, ao analisar os relatórios, observamos que os atletas tiveram um aumento considerável no rendimento”, diz.
A coordenadora mencionou ainda que “houve uma preocupação maior com os atletas de ponta que integram a categoria Olimpo”. Além do aumento de vagas, o valor da bolsa passou de R$ 3 mil para R$ 4 mil mensais.
Reconhecimento
O jovem esgrimista olímpico Athos Schwantes reconhece a importância do programa no processo de formação do atleta. Athos já está classificado para disputar o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos de Toronto. “Foi fundamental o suporte que recebi do TOP 2016 para que pudesse manter o nível de treinamento que tenho até hoje. Acredito com todas as forças que a medalha nos Jogos Olímpicos do Rio virá. Vocês fazem parte destas conquistas e sinto-me muito orgulhoso em fazer parte da Equipe TOP”.
Objetivo do TOP
O TOP 2016 tem como objetivo tornar o Paraná referência no Brasil, no esporte olímpico e paralímpico, valorizando os atuais talentos esportivos do estado com destaque regional, nacional e internacional, além de contribuir no desenvolvimento social (esporte, saúde e educação) dos jovens.
É uma iniciativa do Governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo / Instituto Paranaense de Ciência do Esporte, executado com o patrocínio direto da Copel, além de incentivos fiscais, com recursos da Copel e Syngenta, autorizados pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.