Termina a 2ª fase do curso “Paraná em nossos pés” 17/08/2012 - 16:57

Terminou nessa sexta-feira (17), em Curitiba, a segunda edição do curso “Paraná em nossos pés”. O curso foi destinado aos técnicos da disciplina de Geografia dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs). O objetivo foi capacitar os professores para aprimorarem a qualidade do ensino nas disciplinas de História e Geografia do Paraná.

Durante cinco dias os técnicos participaram da formação que consistiu em palestras e visitas práticas nos quais foram abordados os aspectos geomorfológicos, históricos, fitogeográficos e socioambientais. A pesquisa de campo foi acompanhada por biólogos, geólogos, historiados e antropólogos.

A capacitação proporcionou aos professores conhecer melhor a História e a Geografia dos principais pontos do segundo planalto paranaense. Essa experiência será repassada para os professores dos núcleos para que sejam aplicadas com os alunos em sala de aula. “Todo esse conhecimento é importante porque complementa a teoria e deixa os professores mais capacitados para repassarem esses conhecimentos aos alunos em sala”, contou Francis Alves, técnica de Geografia do Núcleo de Goioerê.

O curso atende uma demanda da grade curricular do ensino médio que exige os estudos da Geografia e História do Paraná. “Essas atividades fazem com que os professores se capacitem e possam trabalhar com uma pedagogia diferente em sala de aula”, disse Sergio Antonio Barreto de Faria, diretor do Parque Newton Freire Maia.

Para Carla Aparecida Coccia, técnica do Núcleo de Apucarana, essa é uma oportunidade para os professores ampliarem seus conhecimentos sobre o Paraná e ajudarem os alunos a compreender melhor a história e geografia local. “É uma oportunidade para o professor resgatar a identidade paranaense e repasse isso para os alunos em sala de aula. Além disso abre os nossos horizontes para trabalharmos com métodos diferentes e envolventes”, contou.

Curso - Na primeira fase o curso teve como objeto de estudo o primeiro planalto do Paraná. Nesse ano o curso será realizado em pontos históricos do segundo planalto do Paraná como a região da Lapa, Escarpa Devoniana, Colônia Witmarsum, Parques Estaduais de Vila Velha e do Guartelá e a Cooperativa Castrolanda.

No encerramento os técnicos apresentaram uma atividade prática representando os pontos principais do curso de forma interdisciplinar alinhando os conhecimentos de Geografia com a disciplina de Artes.

O curso é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e promovido pelo Parque da Ciência em parceria com a Minerais do Paraná (MIRONOPAR), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) e Instituto ambiental do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS