Trabalho do Sareh é apresentado em evento nacional 03/07/2012 - 09:50

No mês de junho, representantes da Secretaria de Estado da Educação (SEED) apresentaram o trabalho “O atendimento de escolarização hospitalar e domiciliar – Sareh no estado do Paraná” no 7º Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, realizado em Belém, no Pará. “Participamos de uma mesa redonda e de apresentações, e o Paraná despontou como uma referência no atendimento escolar hospitalar para outros estados”, contou Claudinéia Maria Vischi, técnica pedagógica do Sareh no Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional (Deein).

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) completa cinco anos de existência em 2012. Criado para possibilitar o atendimento pedagógico de alunos que se encontram em internamento hospitalar, o serviço já atende a alunos em hospitais de oito municípios paranaenses.

Inicialmente, o Sareh atendia apenas a alunos de Curitiba, Maringá e Londrina. No Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (UEL), o serviço já atendeu, desde 2008, cerca de mil e trezentos alunos. “Temos três professores aqui no hospital, e diariamente atendemos a alunos para que não fiquem afastados dos seus estudos. É muito importante conscientizar as escolas e a população sobre a importância do trabalho prestado aqui”, diz Maristela Alessandra Rosa, pedagoga responsável pelo serviço no hospital da UEL.

O governo do estado tem planos de ampliar o número de alunos que podem ter acesso ao programa. “Celebramos convênio com o Hospital do Câncer de Londrina e com mais um hospital em Curitiba, onde já éramos conveniados com seis instituições. Também atenderemos a mais um hospital em Cascavel – onde já tínhamos um convênio – e vamos começar a operar também em Foz do Iguaçu”, afirmou Thaís Gama da Silva, da equipe do Deein.

GALERIA DE IMAGENS