Trabalhos de educação fiscal em escolas em Apucarana 28/06/2012 - 08:10

Cerca de 60 profissionais do Núcleo Regional da Educação (NRE) de Apucarana, participantes do curso online de Disseminadores de Educação Fiscal, desenvolveram, neste mês, um plano de ação para aplicarem nas escolas com base nos conteúdos aprendidos durante o curso. Entre os assuntos abordados, destacaram-se a educação fiscal no contexto social, a relação entre Estado e sociedade, a função social dos tributos e a gestão democrática dos recursos públicos.

De acordo com as tutoras técnico-pedagógicas Neide Sigora e Afife, o envolvimento dos alunos como fiscais é essencial para desenvolver a cidadania. “Entre as responsabilidades da escola está a de formar cidadãos mais conscientes e éticos”, afirmou Afife Fontanini, técnico-pedagógicas da regional de Educação, que mencionou a importância de desenvolver temáticas relacionadas à fiscalização da arrecadação.

Na ocasião, os cursistas realizaram palestras, análise de gráficos, leitura sobre tributos e construção de jogos interativos com a temática da educação fiscal, a fim de disseminar o assunto nas escolas da rede estadual. “Construir um jogo pedagógico sobre a Educação Fiscal, a partir do aplicativo JClic, disponível nos laboratórios de informática das escolas, auxiliou na reflexão sobre a atuação dos contribuintes, professores, alunos e seus familiares”, disse a cursista Vivian Fernanda Pavesi Carvalho.

Já a cursista Shirlene Aparecida Sonni Pupio, que construiu o “Jogo da Cidadania” para ser aplicado nas aulas de Matemática, ressaltou que os alunos adoraram a interação e querem estudar mais sobre o assunto para poder jogar. “Valeu a pena disseminar a ideia da Educação Fiscal na escola”, relatou.

O curso de Disseminadores de Educação Fiscal tem por finalidade conscientizar o cidadão da importância da atividade fiscal com informações sobre temas financeiros da arrecadação e de gastos públicos. Com carga-horária de 160 horas, é coordenado em nível nacional pela Escola Superior de Administração Fazendária (ESAF) e em nível regional pela Secretaria de Estado da Educação.

GALERIA DE IMAGENS