Treinamento especializado aumenta participação nos JEPs 28/05/2014 - 15:19

A segunda fase regional dos 61º Jogos Escolares do Paraná, encerrada na semana passada, classificou as últimas equipes para a fase macrorregional que acontecerá em oito municípios ao mesmo tempo, em junho próximo. Mais do que as disputas, o evento alcança um número cada vez maior de participantes.

As duas primeiras etapas regionais dos Jogos Escolares tiveram a participação de 48,7 mil estudantes, quase 7,5 mil a mais comparando com os mesmos eventos de 2013.

Os jogos são a maior competição escolar da América Latina - resultado do investimento feito pelo Governo do Paraná nas áreas do esporte e da educação. Nas escolas, os alunos e professores foram beneficiados com a aula especializada de treinamento esportivo implantada pela Secretaria de Estado da Educação. Somente em 2014, foram destinadas sete mil horas para o programa, 140% a mais em relação ano passado.

“As aulas garantem boas condições para que os professores trabalhem com os estudantes pensando em participar de competições. Além de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a área e permitir o exercício da cidadania com essas atividades”, comentou técnico do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Aluizio da Rosa.

E os resultados de se ter uma período específico para treinar os alunos aparecem. O Colégio Estadual João Negrão Júnior, em Teixeira Soares, foi campeão no futsal masculino categoria A (de 15 a17 anos) na sua regional. “É excelente ter um tempo disponível para trabalhar com o aluno, pois rende mais. Ainda existe um compromisso tanto por parte do professor quanto do aluno e os resultados aparecem”, disse o professor de Educação Física, Alyson de Souza.

Para o seu colega de profissão, Dener Seratto, do Colégio Estadual Professor Maria Ignácia, em Rebouças, o treinamento também motiva os profissionais da área em busca de novos conhecimentos. “É preciso se atualizar para que não haja nenhuma falha e para conseguirmos melhores resultados, fortalecendo a equipe”, afirmou. O colégio foi campeão na etapa regional no handebol masculino categoria A.

As 16 regionais foram encerradas com sucesso total. Os campeões nas modalidades coletivas (basquete, voleibol, futsal e handebol), os dois primeiros colocados no xadrez e no tênis de mesa e os quatro primeiros do atletismo estão classificados à próxima fase. A estimativa é que praticamente os 399 municípios paranaenses tenham representantes nos jogos escolares, uma nova marca atingida pelo maior evento esportivo escolar.

A fase regional dos Jogos Escolares do Paraná foi realizada pelo Governo do Estado por meio de ações integradas entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do Esporte e das prefeituras que sediaram as competições.

BOLSA-ATLETA - Ainda há outro grande incentivo para a promoção do esporte no Paraná. O repasse da bolsa auxílio atleta - TOP Formador permite que os jovens atletas possam custear suas despesas entre outras ações. “Quando você tem um programa desta envergadura, como é o programa do esporte educacional no nosso Estado, e com várias ações e projetos que vêm alicerçando esta iniciativa, a tendência estimular os professores e nossos jovens atletas para que venham participar de uma competição deste porte”, avaliou o coordenador de Esportes da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, Luis Costenaro.

GALERIA DE IMAGENS