Turmas participam de olimpíada internacional de matemática 28/03/2017 - 10:08
A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras está com inscrições abertas para estudantes do ensino fundamental e médio até o dia 19 de abril. Elas são gratuitas para a rede pública e devem ser feitas pelas próprias instituições de ensino, que designam um professor como responsável pelas atividades, na página www.matematicasemfronteiras.org
A olimpíada consiste na aplicação de uma única prova dissertativa, nas próprias escolas, resolvida por uma equipe de alunos de cada turma, sem auxílio do professor. Elas são divididas em três níveis: básico (4º ao 6º ano), júnior (7º ao 9º ano) e sênior (ensino médio), variando entre oito a treze questões, sendo uma delas em língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês, escolhida pela turma), com a resposta desta devendo ser na mesma língua. A duração máxima é de 90 minutos.
As turmas premiadas receberão certificado de premiação digital e ficam credenciadas para participarem de outras competições internacionais. As categorias são medalha de ouro, de prata, de bronze e menção honrosa.
FRANÇA – A Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras é a versão brasileira do evento Mathématiques sans Frontières, criado por organizações de ensino francesas na década de 90. No Brasil ela é realizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento, com apoio do Consulado Geral da França em São Paulo, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Em 2016 o Colégio Estadual Vicente Rijo, de Londrina, conquistou uma medalha de ouro e uma de prata, e o Colégio Estadual Monteiro Lobato, de Umuarama, ganhou duas medalhas de prata.