Tutores e técnicos participam de semana de capacitação 04/05/2021 - 17:16

Acontece a partir desta terça-feira (4) o Encontro Formativo de Tutoria Pedagógica, um evento destinado a tutores e técnicos dos Núcleos Regionais de Educação que ocorre todas as tardes, até sexta-feira (7). Os encontros, na modalidade EAD, têm o objetivo de capacitar os participantes para oferecer acompanhamento pedagógico às equipes gestoras das escolas, desenvolvendo ações para melhorar a aprendizagem dos estudantes.

“Os técnicos e tutores terão um momento de estudar, planejar as ações que serão implementadas nas escolas ou de refletir sobre as ações que já estão sendo desenvolvidas, analisando as ferramentas de gestão de acordo com a realidade de cada escola”, afirma Eliana Provenci, chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Deduc (Diretoria de Educação da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná).

Durante a semana, haverá oficinas “mão na massa” envolvendo temas como observação de sala de aula, feedback formativo, metodologias que potencializam a aprendizagem, princípios e estratégias da tutoria, análise de contexto e liderança. Ao fim da semana, os participantes receberão certificado de 20 horas.

O secretário da Educação, Renato Feder, destacou, durante a abertura do evento, nesta terça-feira, a importância de atividades formativas para o desempenho de estudantes e educadores da rede. "Com o aprimoramento constante dos nossos tutores e técnicos, fica garantido o suporte necessário para as equipes gestoras de cada escola, sempre planejando e executando ações que visem a melhor aprendizagem dos nossos estudantes", comentou.

Participantes — Participam da formação chefes e assistentes dos NREs (Núcleos Regionais da Educação), coordenadores e assessores pedagógicos dos NREs, tutores das escolas regulares, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Profissional, tutores formadores (técnicos dos NREs que atendem o programa Formadores em Ação) e técnicos dos programas Presente na Escola, Serp (Sistema Educacional da Rede de Proteção), Mais Aprendizagem e Educação Especial.