Última turma de diretores participa de curso de formação 27/04/2017 - 15:10
Cerca de 400 diretores de escolas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ibaiti e Wenceslau Braz e Área Metropolitana Sul iniciaram, na noite desta quarta-feira (26), o curso Gestão em Foco. A formação se encerra no dia 28. Essa é a última turma de diretores a participar.
Ao longo de todo este mês, gestores das 2,1 mil escolas estaduais estiveram em debates, oficinas e palestras que incluem questões pedagógicas, financeiras e administrativas vivenciadas no cotidiano escolar. Também participam de exercícios de produção e entrega do relatório do plano de ação de suas gestões, que serão avaliados pelo Conselho Escolar no início do ano letivo de 2018, conforme a lei estadual 18.590/2015.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, elencou as ações de destaque da pasta este ano: a expansão da educação integral (turno único), investimentos em tecnologia nas escolas, o Programa Escola 1.000, o Prêmio de Gestão Escolar e os setenta anos de história da Secretaria.
“Em relação à educação em tempo integral, tínhamos 28 escolas no ensino fundamental e este ano são 44. No médio, passamos de três para 18”, relatou a secretária. “Além disso, o Escola 1.000 está garantindo reformas necessárias em nossas unidades, e o Prêmio de Gestão valoriza os bons gestores. São ações muito importantes”, disse.
“E, claro, não poderia deixar de lembrar que em maio deste ano a Secretaria completa setenta anos, uma história construída por todos. Nesse contexto, duas palavras me vêm à mente: gratidão, a cada um de vocês, e união, pois ela é necessária para manter os elos na construção da nossa educação”, destacou Ana Seres.
O diretor Jorge de Melo, do colégio Sebastião Paraná (Wenceslau Braz) - unidade que completa oito décadas de funcionamento neste ano - frisou a importância da educação. “Quando escolhemos ser professores, escolhemos dar exemplos de vida. Nós ajudamos a preparar o cidadão do futuro”, disse o diretor.
O curso de gestão está previsto no programa Minha Escola Tem Ação (META) da Secretaria da Educação, no Plano Estadual de Educação e atende a lei estadual n° 18590/2015, que determina a escolha dos diretores e diretores-auxiliares mediante consulta à comunidade escolar.
A carga horária é de 16 horas, que serão somadas aos planos de carreira dos profissionais.