Vacinação contra a gripe começa em 17 de abril 27/03/2017 - 08:28
A Secretaria Estadual da Saúde reuniu nesta quinta-feira (24) a Comissão de Infectologia para discutir as estratégias adotadas na vacinação contra a gripe no Paraná em 2017. O início da campanha foi marcado para 17 de abril nos 399 municípios do Estado e vai até 19 de maio.
“Os paranaenses terão mais de um mês para buscar uma unidade de saúde e se imunizar contra a Influenza. Nosso público-alvo passa de 3 milhões de pessoas e a meta é vacinar, no mínimo, 90% delas”, disse o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto. A mobilização nacional, também conhecida como Dia D, vai acontecer em 6 de maio. Nesta data, as unidades de saúde ficarão abertas durante todo o dia para vacinar a população que pertence aos grupos da campanha.
“A vacina tem o objetivo de proteger principalmente pessoas que têm maior risco de desenvolver a forma grave da doença. Deste modo, podemos reduzir também o número de mortes por gripe”, explica a chefe do Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.
O público-alvo inclui pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a quatro anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Para 2017, o Ministério da Saúde também incluiu para a vacinação os professores do ensino regular e superior de escolas públicas e privadas. No Paraná, esse público é estimado em 144 mil profissionais, totalizando 3,1 milhões de pessoas para receber a vacina no Estado em 2017.
REUNIÃO – A reunião também discutiu questões sobre as vacinas da dengue e da febre amarela. A comissão, coordenada pela Secretaria da Saúde, reúne representantes de sociedades profissionais, conselhos de classe e instituições ligadas à área de infectologia. Mensalmente, o grupo discute estratégias para prevenção, controle e tratamento de doenças infecciosas.
Vacinação contra a dengue termina na semana que vem
A segunda fase da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná termina na sexta-feira (31). Até a manhã do dia 24 foram aplicadas 148 mil vacinas, sendo 98 mil referentes à segunda dose e 50 mil para pessoas que não foram imunizadas na primeira etapa da campanha, em agosto de 2016.
“Em três semanas, atingimos quase 50% da nossa meta. Queremos vacinar as 200 mil pessoas que participaram da primeira fase da campanha e aumentar a cobertura da primeira dose. Para isso, nesta última semana, contamos com a preocupação da população paranaense que faz parte do público-alvo em se proteger e, indiretamente, proteger todos ao seu redor”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto.
Dos 30 municípios que fazem parte da campanha, nove vacinaram mais que 80% do público-alvo da segunda dose e 14 estão com índices entre 50 e 79%.
A situação é mais preocupante nas cidades de Mandaguari (35%), Foz do Iguaçu (39%), Paranaguá (43%), Londrina (44%), Ibiporã (44%), Sarandi (47%) e Cambé (48%).
A chefe do Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini, ressalta que essa também é a última oportunidade para quem não tomou a primeira dose receber a vacina. “A terceira etapa está programada para acontecer em setembro. Naquele período só será possível aplicar as segundas e terceiras doses da vacina. A primeira não será mais oferecida”, enfatiza.
Júlia afirma que a vacina é extremamente segura e é resultado de 20 anos de estudos. “Ela tem eficácia comprovada e protege contra os quatro sorotipos da dengue. Desde o início da campanha no ano passado, não tivemos nenhum relato de efeito adverso moderado ou grave. A vacina só traz benefícios para a saúde”, acrescenta.
A vacina é oferecida em 250 pontos fixos, além das equipes volantes que levam a vacinação para locais de grande circulação de pessoas nas 30 cidades contempladas com a campanha, como supermercados, shopping, praças e calçadões. A campanha também acontece em escolas e empresas com alunos e funcionários que estão aptos a receber a vacina.
Saiba onde se vacinar em: http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3129. Ou consulte a programação das equipes volantes com a secretaria de saúde do seu município. Mais informações em: www.dengue.pr.gov.br.
Agência de Notícias do Paraná.






