Municípios - Seminário de Práticas da Educação (SEMPRE)
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O Seminário de Práticas da Educação - SEMPRE nasce do compromisso conjunto entre Estado e municípios de garantir a alfabetização de todas as crianças e promover a melhoria contínua dos indicadores educacionais. O evento constitui um espaço de troca, valorização e reconhecimento de experiências bem-sucedidas que fortalecem a qualidade da educação pública no Paraná.
Realizado de forma descentralizada nos 32 Núcleos Regionais de Educação, o SEMPRE acontece presencialmente em diferentes municípios, ampliando a participação de gestores, professores, equipes pedagógicas e articuladores Renalfa. Essa organização favorece o diálogo e o compartilhamento de boas práticas diretamente em seus contextos regionais.
Com foco na alfabetização como direito fundamental, o seminário dá visibilidade às iniciativas desenvolvidas por Secretarias Municipais de Educação, escolas e professores que implementam estratégias eficazes para assegurar o desenvolvimento das aprendizagens essenciais. As práticas reunidas, alinhadas ao Programa Educa Juntos e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), demonstram como a atuação integrada entre Estado e municípios potencializa resultados e inspira novas possibilidades.
Este material - em formato impresso e digital - apresenta uma seleção das práticas compartilhadas no SEMPRE. Ele está organizado em duas seções complementares:
- Práticas de gestão, apresentando estratégias administrativas e pedagógicas que sustentam avanços na alfabetização;
- Práticas de sala de aula, baseadas em metodologias e ações aplicadas diretamente ao cotidiano escolar.
Mais do que registrar experiências, esta publicação busca disseminar estratégias que podem ser adaptadas a diferentes realidades regionais e culturais, fortalecendo o regime de colaboração e consolidando a alfabetização como direito de todas as crianças.
Que este material seja fonte de inspiração, incentivo e referência para o trabalho diário de gestores, professores e equipes pedagógicas, reafirmando a convicção de que, juntos, é possível avançar cada vez mais na construção de uma educação pública de qualidade.


