#Partiu Museu

Programas >> #Partiu Museu

 

Imagem #Partiu Museu

 

O QUE É?

Iniciado em Agosto de 2023, a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) implementou o Projeto #Partiu Museu.

O objetivo é oportunizar e incentivar a ocupação dos espaços culturais pelos estudantes da rede pública estadual, ampliando o seu repertório artístico, histórico e cultural, através de visitas mediadas pelas equipes de ação educativa dos museus, envolvendo ativamente os estudantes no processo de aprendizado.

 

FINALIDADE

A visitação aos museus é um importante elemento na construção social e cultural dos estudantes, pois oportuniza o encontro com diversas áreas do conhecimento como arte, cultura, história e ciências.

O impacto desse projeto se estende também para o enriquecimento da educação formal, uma vez que desenvolve nos estudantes, habilidades como análise, interpretação, pensamento crítico, podendo inspirar a criatividade e a imaginação, a partir da observação de obras de arte ou artefatos expostos, questionando e refletindo sobre seus significados.

Além disso, oportuniza a interação e o diálogo entre as pessoas, a troca de experiências, a discussão de suas impressões e opiniões e a compreensão e respeito à diversidade cultural, desenvolvendo empatia e uma compreensão mais profunda de diferentes culturas e perspectivas.

 

MUSEUS PARA VISITAÇÃO

Museu da Imagem e do Som (MIS)

Museu de Arte Contemporânea (MAC) - em funcionamento em duas salas do MON

Museu Paranaense (MUPA)

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Museu do Expedicionário (MEXP)

 

ALCANCE DO PROJETO

Até o final o ano letivo, 73 instituições de ensino dos NRE de Curitiba, Área Metropolitana Norte e Área Metropolitana Sul serão contempladas, com visitas pré-agendadas nos turnos da manhã e da tarde. Serão mais de 8.000 estudantes contemplados nesse projeto.

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes da Rede Pública Estadual do Paraná.