Alunos expõem obras sobre consciência negra na mostra "Memorial Zumbi dos Palmares" 12/12/2022 - 15:54

Invocar a memória, incentivar a consciência e honrar a história negra no Brasil. Esses foram os objetivos alcançados por meio do "Memorial Zumbi dos Palmares", promovido no Colégio Soldado Constantino Marochi (CESCOM), em Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do estado. O evento cultural aconteceu entre os dias 5 e 9 de dezembro, na própria escola, por onde passaram cerca de mil pessoas em visita à exposição.

Organizado pelo professor de inglês, espanhol e artes visuais Rafael Guerreiro, o evento teve entrada franca, foi aberto à comunidade e contou com a exibição de 23 obras — entre pinturas e desenhos — de autoria dos alunos do 2° e do 3° ano do ensino médio da instituição. "Os alunos utilizaram a técnica guache sobre papelão e verniz. Materiais de baixo custo que foram utilizados com maestria e criatividade. Os trabalhos encheram os olhos de quem pode visitar a exposição", ressalta Guerreiro.

Segundo o professor, eventos como este estimulam a reflexão sobre a necessidade — cada vez maior — da discussão de pautas favoráveis à igualdade racial e à importância da herança africana nas escolas. "A exposição evidenciou ainda mais esta necessidade. É preciso combater o racismo, valorizando e conscientizando plenamente a sociedade a respeito da igualdade", finaliza.