Colégios estaduais de Curitiba promovem doação de TVs e celulares para alunos 23/03/2021 - 11:12

Com o início das aulas remotas em 2020, diversos colégios estaduais do Paraná arrecadaram aparelhos eletrônicos para que os estudantes pudessem participar do ensino virtual. Neste ano, com a continuidade das aulas on-line, escolas de Curitiba reforçaram essas ações. Um exemplo é o Colégio Estadual São Sebastião, no Umbará, que está arrecadando televisores para que os alunos que não tinham equipamentos eletrônicos possam assistir aos conteúdos do Aula Paraná. A primeira entrega foi feita na última quinta-feira (18).

 “Fiquei muito feliz com a doação, porque não conseguia buscar as atividades impressas no colégio e tinha dificuldade em acessar o aplicativo. Agora, já estou acompanhando as aulas pela TV”, conta a aluna Suzana Glembosk Machado (17), que cursa o 3º ano do Ensino Médio. Além dela, outras duas alunas — irmãs — que frequentam a mesma escola também receberam uma televisão.

O colégio está, agora, se preparando para a compra de mais um televisor, que será destinado a outro estudante em situação de vulnerabilidade. “Nós queremos que todos os nossos alunos tenham a oportunidade de assistir às aulas e estejam incluídos no processo de ensino-aprendizagem”, diz a diretora da escola, Cristiane Bonato de Conto. “Por isso, tivemos a iniciativa de conversar com o Conselho Escolar e com a comunidade local para encontrar pessoas dispostas a ajudar esses estudantes”, relata.

Entregas de notebooks e celulares — Mais um exemplo de campanha de doação de eletrônicos acontece no Colégio Estadual Professora Etelvina Cordeiro Ribas Cívico-Militar do Paraná, no bairro Pinheirinho. Até esta segunda-feira (22), já foram arrecadados 30 aparelhos, entre notebooks e celulares.

“Fizemos um levantamento e identificamos que há, no nosso colégio, 120 alunos que não possuem aparelhos eletrônicos. A ideia é conseguir fazer doações a todos eles”, conta José Carlos Real Koehler, diretor da escola. Quinze entregas já foram feitas, e há previsão de outras mais na próxima semana.

O colégio continuará recebendo doações ao longo do ano, além de fornecer chipes de celulares para que os alunos possam acessar o aplicativo Aula Paraná — que não consome dados móveis, devido a uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte com as operadoras de celular.

Os celulares permanecerão com os alunos, enquanto os notebooks e tablets serão emprestados durante o ano letivo. Depois, eles serão devolvidos à escola, que poderá remanejá-los de acordo com as necessidades dos estudantes. “O principal objetivo é fazer o aluno aprender”, destaca o diretor do colégio. “Ficamos muito contentes de ver que a proposta foi bem aceita pela comunidade. Temos estudantes aprendendo e professores com gosto de ensinar.”