Com 6,9 mil candidatos, Ganhando o Mundo chega ao mês final de inscrições para intercâmbio 02/05/2023 - 14:13

Falta menos de um mês para o encerramento das inscrições para a edição de mil vagas do programa Ganhando o Mundo, do Governo do Estado, que levará alunos da rede estadual para cinco países de língua inglesa em 2024: Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Inglaterra. Nesta terça-feira (02), o total de inscritos chegou a 6,9 mil estudantes.

Estão aptos a participar os alunos que estão na primeira série do ensino médio neste ano letivo de 2023 e que cursaram do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública do Estado. As inscrições vão até 31 de maio pela Área do Aluno.

“É uma super oportunidade para passar um semestre inteiro no exterior. E o aluno mais engajado com a plataforma Inglês Paraná e com o programa Aluno Monitor tem ainda mais chances de ser selecionado”, diz Marlon de Campos Mateus, coordenador do programa Ganhando o Mundo na Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR).

Allana Fernanda Piana (16), de Campo Bonito, na região oeste do estado, fez intercâmbio pelo Ganhando o Mundo em 2022. O destino foi a Nova Zelândia. Segundo a estudante, a experiência na cidade de Paraparaumu foi inesquecível. “O fato de eu estar lá sozinha me ajudou a amadurecer e até mesmo na relação com os meus pais aqui no Brasil”, diz. “Tudo foi novo. Eu nunca nem tinha andado de avião. Tive que ter muita coragem, mas foi uma das melhores decisões que já fiz.”

Vagas — Das mil vagas ofertadas, 399 estão reservadas para os estudantes que obtiverem a maior nota de classificação em cada município do estado. Outras 100 vagas são destinadas exclusivamente a estudantes beneficiários do programa Bolsa Família, independentemente do município a que pertençam.

Já as demais 501 vagas serão destinadas proporcionalmente aos municípios que possuíam número igual ou superior a 100 matrículas no 9º ano do ensino fundamental na data de elaboração do edital (em novembro de 2022). Curitiba, por exemplo, terá 58 vagas desse total, seguida por Londrina (20), São José dos Pinhais (17), Ponta Grossa (16), Cascavel (15), Maringá (14), Foz do Iguaçu (13), Colombo (12) e Guarapuava (9). O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no edital nº 72/2022

Ao fazer a inscrição on-line pela Área do Aluno, o estudante deverá informar nome completo, RG, CPF, Código Geral de Matrícula (CGM), e-mail (@escola), telefone de contato e dados do seu colégio. É obrigatório que tanto o estudante quanto o responsável declarem ciência de que leram e concordam com a inscrição e as regras do processo seletivo.

Não será possível para o estudante escolher o país de destino — essa indicação será feita pela Seed-PR, bem como a distribuição do número exato de vagas para cada país.

Critérios — A nota de classificação para selecionar os estudantes vai considerar três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25/10/22 e 03/11/22, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que o estudante estiver matriculado. A Prova Paraná Mais 2022 terá peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor terão peso 15 cada um na pontuação total (100).

Para os estudantes que não os têm, ainda há tempo para conseguir os certificados do Inglês Paraná e do Aluno Monitor para aumentar suas chances de ser selecionado – é possível se inscrever mesmo sem certificados dos programas, embora eles valham para a pontuação (leia no FAQ mais detalhes sobre os programas e seus certificados).

Além dos critérios de classificação (Prova Paraná Mais, Inglês Paraná e Aluno Monitor), o estudante precisa cumprir alguns requisitos para ter sua inscrição validada: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular (em 2022); ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual do Paraná em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque ao exterior, também é preciso ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

Ganhando o Mundo — O programa de intercâmbio foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa. 

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Seed-PR. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.