Educação orienta pais e alunos a denunciarem doutrinação política 22/06/2015 - 12:20
A Secretaria de Estado da Educação tem sido informada que em algumas escolas da rede pública os alunos estão recebendo informações de caráter doutrinário e político. Conforme reclamações que chegam à Secretaria, alguns professores que fizeram greve estão insuflando crianças e adolescentes contra o governo do Estado. Em Curitiba já foram registrados diversos casos.
Os pais questionam se não deveriam ter dado autorização (ou negativa) prévia para que seus filhos recebessem esse tipo de conteúdo, ao invés das disciplinas da grade normal.
O chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, argumenta que esse tipo de discurso só interessa aos partidos que sustentaram a greve, que lesou um terço do ano letivo no Paraná. Segundo Sciarra, os professores não deveriam utilizar o tempo do aprendizado dos estudantes na disseminação de apologias contra o governo do Estado. "Deseducação, conforme relatam pais de alunos", ponderou o chefe da Casa Civil. "Em que pese o direito de cada um ter posição política numa democracia, questões políticas e partidárias não deveriam se sobrepor ao princípio de que os alunos estão na escola para aprender o conteúdo necessário para que sejam preparados para a vida”, disse Sciarra.
A secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, ressalta que a escola é um espaço de ensino e não de doutrinação política. A orientação é que pais e responsáveis e os próprios estudantes denunciem às Ouvidorias dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) qualquer atividade ou conteúdo que considerarem indevidos. "A escola é, sim, um espaço democrático, mas para que se desenvolva o processo de ensino e aprendizagem, e não doutrinação", comentou a secretária.
PAPEL DA OUVIDORIA - A Ouvidoria é o canal de comunicação direto com a população, que pode fazer reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e comentários em geral sobre os serviços públicos na área da Educação. O departamento registra, orienta e esclarece o cidadão e, na medida do possível, soluciona as demandas trazidas pela população.
O cidadão pode registrar sua demanda diretamente na Secretaria da Educação ou em seu Núcleo Regional de Educação, por meio da internet, telefone, fax, carta ou atendimento presencial.
Ouvidoria na Secretaria da Educação
0800-419192
http://www.educacao.pr.gov.br/Ouvidoria