Escolas estaduais distribuem kits de merenda 09/04/2020 - 16:51

As escolas estaduais do Paraná realizaram, nesta quinta-feira (9), a segunda leva da distribuição de kits com alimentos da merenda escolar. A entrega é feita quinzenalmente, sendo que a primeira foi realizada no fim de março e a próxima terá a data divulgada em breve pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed). 

Os kits são destinados a estudantes beneficiários do Bolsa Família, que devem retirar a cesta na escola onde estão matriculados. As famílias de aproximadamente 230 mil alunos estão inscritas no programa no Estado. A entrega foi regulamentada pelo Decreto 4.316/2020, do Governo do Paraná. A decisão buscou garantir que os estudantes tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão de aulas presenciais devido à pandemia da Covid-19. 

Diretora do Colégio Estadual Professor Guido Arzua, localizado no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, Vanda Aparecida Torá elogia o trabalho realizado por todos os servidores do Estado na ação. Segundo ela, essa segunda entrega mobilizou ainda mais a comunidade escolar. 

“Para muitos alunos da nossa comunidade, as refeições mais reforçadas são feitas aqui na escola. Essa definição [da entrega dos kits] do Governo do Estado está atendendo muitas famílias. Nós, da direção, conhecemos bastante a comunidade e sabemos que há muitos pais desempregados e precisando de ajuda”, diz.

Eunice Vital tem três filhos matriculados na escola. Para ela, os kits entregues pelas instituições de ensino ajudam a manter a qualidade da alimentação dos filhos durante a quarentena. “Nesse período de incertezas, em que estamos sem trabalho e preocupados com nosso futuro, o kit de merenda nos ajuda a, pelo menos, saber que a alimentação das crianças continua balanceada”.

TRABALHO EM CONJUNTO - O diretor-geral da Seed, Gláucio Dias, acompanhou a entrega na instituição de ensino do Sítio Cercado e conversou com professores, voluntários e familiares. Para ele, o momento é de união e de demonstração de força de vontade e de solidariedade entre os paranaenses. 

“Estou feliz e orgulhoso por ver tantos voluntários ajudando nessa corrente do bem. Parabenizo também o Governo do Estado pela decisão. Trata-se de uma ação muito importante neste momento de quarentena”, afirma.

No mesmo sentido, a agente educacional Marli Alves de Souza opina que a entrega dos kits com alimentos da merenda escolar veio para somar na realidade das famílias dos estudantes da rede estadual do Paraná. “Esse decreto foi maravilhoso, pois é voltado justamente para aqueles que mais precisam”.

AULAS A DISTÂNCIA - Devido à crise do coronavírus, as aulas presenciais estão suspensas desde o dia 20 de março no Estado. Para evitar que os cerca de 1 milhão de alunos das escolas estaduais do Paraná tenham seu ano letivo prejudicado, a Seed está implantando aulas na modalidade EaD. Vale destacar que a proposta obteve ampla aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Desde a última segunda-feira (6), os estudantes podem acompanhar aulas em canais vinculados à RIC, afiliada da rede Record no Paraná, e no YouTube. Nos próximos dias, a pasta também deve liberar a funcionalidade no aplicativo Aula Paraná, onde os estudantes poderão conversar com colegas e professores em uma espécie de “sala de aula virtual”. O dispositivo está em fase de finalização e não vai consumir dados dos estudantes. 

As escolas só serão reabertas para os estudantes quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.