Instituto de Educação do Paraná comemora 145 anos com exposição virtual 12/04/2021 - 14:48

Nesta segunda-feira (12), o Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto completa 145 anos de história. Para celebrar a data, as 11 turmas de Formação de Docentes da instituição promovem a exposição virtual “145 anos: Histórias, momentos e sonhos”, que reúne memórias da escola. Durante esta semana, até sexta-feira (16), serão postados diariamente, no Instagram do curso de Formação de Docentes do colégio, imagens, vídeos, textos e áudios que contam partes da história do Instituto. Todo o material é parte de uma pesquisa desenvolvida pelos estudantes e passou por uma curadoria dos professores.

Para criar a exposição multimídia, os estudantes pesquisaram materiais e fizeram entrevistas sobre temas como personalidades que passaram pela instituição (assim como Helena Kolody e Erasmo Pilotto), professores e funcionários mais antigos, educação inclusiva, publicações científicas que abordam o colégio, a arquitetura da instituição, uniformes e curiosidades.

A turma do estudante Vinicius Luiz Felix (18), do 4º ano de Formação de Docentes, pesquisou sobre a Educação Especial, modalidade de ensino na qual o Instituto é referência. Para desenvolver o trabalho, os alunos fizeram entrevistas com professores e ex-alunos. “No Instituto de Educação, a inclusão é permanente; é algo que a escola sempre lutou para que acontecesse. E nada mais justo que a gente possa ressaltar isso”, diz Vinicius. “Como futuros professores, nós entendemos a importância da inclusão. Nossa sociedade precisa aprender mais sobre a Libras, senão, vamos continuar vivendo em um mundo de preconceitos”, comenta.

Após o encerramento da mostra virtual, o material passará a fazer parte do Centro de Memória do Instituto de Educação do Paraná, um espaço que preserva o patrimônio histórico da instituição de ensino. “Além da parte física, o Centro de Memória também vai contar com uma parte digital, proveniente dessa exposição”, afirma Marcia Murbach, diretora do colégio. “Temos muito orgulho deste momento de comemoração. Mesmo não podendo estar presencialmente na escola, estamos todos muito próximos.”

Instituto de Educação Erasmo Pilotto – Criado em 12 de abril de 1876, com o nome Escola Normal, o Instituto tem hoje 1,4 mil alunos, que cursam Formação de Docentes, Ensino Médio regular e Ensino Fundamental integral. Está localizado no atual prédio (o Palácio da Instrução, na Rua Emiliano Perneta) desde 1922.

Ganhou o nome de Erasmo Pilotto em 1992, em homenagem ao professor que lecionou na instituição. Além dele, outra figura de destaque que já passou pelo Instituto foi a poetisa paranaense Helena Kolody, que trabalhou na escola como professora durante 23 anos.

Centro de Memória – O Centro de Memória do Instituto de Educação do Paraná documenta o patrimônio histórico e cultural da instituição de ensino, preservando parte da história da educação de Curitiba e do Paraná. Além do acervo físico, também contará com os materiais digitais reunidos para a exposição virtual "145 anos: Histórias, momentos e sonhos”. Atualmente, o local está fechado para visitas devido à pandemia de Covid-19.

Veja aqui mais informações e imagens do Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.