Mais alunos de redes municipais passam a ter aulas pela TV, no norte do Paraná 17/06/2020 - 16:53

O mês de junho começou com uma boa notícia para os mais de 100 mil alunos das redes municipais do norte do Paraná. Mais municípios dos Núcleos Regionais de Educação de Maringá, Cornélio Procópio, Paranavaí e Londrina passaram a ter aulas remotas transmitidas pela TV aberta.

O Chefe do Núcleo de Educação de Maringá, Luciano Pereira dos Santos, afirma que sua região possui o maior número de municípios no Paraná, e comemora a adesão de mais escolas às aulas remotas: “Dos 25 municípios existentes em nosso núcleo, 20 aderiram às aulas remotas. Os alunos da rede municipal serão os maiores beneficiados”.

Os alunos da rede estadual estão tendo aulas desde o início de abril; em maio, as redes municipais também foram incluídas. A ação é resultado de uma parceria da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) com a Secretaria Municipal de Curitiba, que proporciona aulas por TV aberta para os alunos de outras cidades do Paraná.

As aulas são transmitidas gratuitamente pela TV Massa. Em cada município, a escola produz material on-line e dispara pelo Whatsapp dos pais. Há casos também, em que a escola imprime e envia conteúdos impressos para os alunos, tudo de acordo com o que está sendo lecionado na TV.

A Secretária Municipal de Educação do município de Marialva, Jaqueline Guimarães, conta que os alunos de sua rede aderiram em massa às aulas remotas. “A adesão por parte dos alunos e professores em nossa cidade foi muito positivo. Temos um trabalho especial para os primeiros anos, mas o progresso de todos está muito bom”, conta.

A Diretora da Escola Municipal Diógenes Vasconcelos, do município de Bandeirantes, Marilisa Aparecida Silva de Almeida, conta que no início os pais ficaram com dúvidas quanto às aulas e ao rendimento dos filhos, mas logo se adaptaram ao processo. “Nós criamos grupos no Whatsapp, fortalecemos nossos contatos com eles e buscamos tirar todas as dúvidas que tinham. Logo, estavam todos on-line e ajudando os filhos nas aulas”, explica.

A Seed disponibiliza uma lista com os canais de cada cidade (confira aqui).

Para os alunos que não possuem acesso a TV, a Seed disponibiliza uma segunda alternativa. O canal do YouTube Aula Paraná está transmitindo todo o conteúdo gravado na televisão.

As aulas não presenciais para as redes municipais abrangem mais de 800 mil alunos, compreendendo os anos iniciais (do 1º ao 5º ano), pré-escola (04 e 05 anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).