Quarta edição da entrega dos kits de merenda acontece em todo o Paraná 08/05/2020 - 16:43

Nesta sexta-feira, 8/5, as escolas estaduais do Paraná realizaram a quarta leva da distribuição de kits com alimentos da merenda escolar. A entrega é feita quinzenalmente pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) desde o fim de março. Até o momento, foram distribuídos mais de 9,5 mil toneladas de alimentos para as famílias.

Os kits são destinados aos 231 mil estudantes beneficiários do Bolsa Família, que devem retirar a cesta na escola onde estão matriculados. 

O Diretor do Colégio Estadual Professora Izabel Lopes, no Pinheirinho, em Curitiba,  Averaldo Teodoro, avalia como importante essa entrega de merendas, principalmente para as famílias de baixa renda, que é o grupo social que enfrenta maiores dificuldades nesse momento de quarentena. “Vejo como essencial a entrega dos alimentos para os nossos alunos. Muitos são de baixa renda e por meio dessa ação, a comida está chegando em suas mesas”, avalia o diretor. 

Juliane Fragoso é mãe solteira de alunos na escola e está desempregada. Ela avalia a distribuição dos kits de merenda como uma solução para seu problema. “Estou há dois meses em uma situação financeira apertada e a entrega dos alimentos ajuda muito a mim e à minha família. Não está fácil pra ninguém, mas essa ação alivia bastante para nós”, conta.

Professores que estão se doando pelo próximo - Para dar conta de tamanha demanda, os diretores estão vendo um sistema de rodízio de professores, agentes I e II e também pedagogos, todos com um único objetivo: preparar os kits de merenda para distribuir às famílias beneficiárias do Bolsa Família.

“Aqui em minha escola, criei um sistema de escalas de professores. A cada edição chamo uma equipe e assim consigo engajar todos”, pontua Averaldo. A professora Suelen Brum conta que está fazendo parte da escala feita pelo diretor e se alegra em poder colaborar, principalmente neste momento. “É uma satisfação gratificante saber que o que você está fazendo está ajudando centenas de pessoas”, afirma.

A Diretora do Planejamento Escolar, Adriana Kampa, explica que as entregas são para todas as escolas, mas o kit que é entregue é diferente em cada escola. “Nós fazemos o repasse e o diretor e a equipe de cada escola distribui conforme suas necessidades. Por isso, existe diferença entre os alimentos entregues de uma escola para outra”, explica.

Decreto do Governador - A entrega foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Paraná. A decisão buscou garantir que os estudantes tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão de aulas presenciais devida à pandemia da Covid-19.