Em boa ação, Escola Professora Marli Queiroz Azevedo doa máscaras às famílias de alunos durante a entrega de kit merenda 24/04/2020 - 15:33

Famílias que foram retirar o kit de merenda na Escola Estadual Professora Marli Queiroz Azevedo, no CIC, nesta sexta-feira (24) tiveram uma surpresa especial preparada pela diretora Tânia Sugamosto e suas colegas de escola as servidoras Sueli Meni, Raqueli Franqui e Marta Aparecida Silveira, pois, além dos alimentos do kit merenda, levaram para casa também máscaras de pano reutilizáveis para se protegerem do coronavírus.

A ação partiu de uma iniciativa da própria diretora, que ao contar sua ideia para os colegas de trabalho recebeu ampla aceitação. Ela então fez a compra do tecido e elásticos e contou com a ajuda de Sueli, Raqueli e Marta para a costura das máscaras.

“A ideia surgiu na última distribuição de merenda quando eu vi que muitas pessoas não estavam utilizando máscara. Ali eu vi que poderia ajudar um pouco mais essas famílias e por isso tive essa ideia de produzir as máscaras com a ajuda das outras meninas”, explicou a diretora.

Ao todo foram cerca de 180 máscaras produzidas e distribuídas para pessoas das 90 famílias que foram até à escola buscar seu kit de merenda. Quem esperava levar apenas os alimentos para casa se surpreendeu com a iniciativa:

“Foi uma bela de uma atitude nesse momento de coronavírus, pois a gente estava andando desprotegido. Eu não tinha máscara e também estava sem condições de comprar no momento porque estou sem trabalhar por conta desse vírus. Até para ir ao mercado não estava podendo entrar porque eu estava sem máscara”, contou Bianca de Fátima dos Santos, mãe dos alunos João Vitor, do 7º ano, e Cauê, do 6º. “Isso vai me ajudar muito no dia a dia”, completou a mãe.

Josicleia Aparecida Pereira, também mãe de duas alunas da Escola Estadual Professora Marli Queiroz, também se emocionou com a atitude ao receber as máscaras para ela e para suas duas filhas: “achei muito bonita a atitude dela, não tenho nem palavras para ela”. Ela contou ainda que está desempregada e que receber as máscaras e os alimentos nesse momento faz toda a diferença no orçamento familiar que foi comprometido durante a pandemia.

As voluntárias na ação também sairão surpreendidas com a gratidão que receberam com as doações:

“A gente ficou bem feliz de produzir e mais feliz de entregar e ver que fez diferença para quem recebeu, pois são pessoas que realmente não poderiam comprar”, resumiu Sueli.

“A gente que está aqui todos os dias sabe que para muitas das famílias que vieram hoje, R$2 ou R$3 que custa uma máscara é o valor que garante um pão para os filhos no fim do dia. Então por isso ficamos muito animadas com essa ideia da Tania, pois faz a diferença”, finalizou Raqueli.

Kits merendas

Essa é a terceira entrega da ação da Secretaria de Estado de Educação e do Esporte (Seed) de distribuição dos kits de merenda. A entrega é feita quinzenalmente aos alunos beneficiários do Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade. Atualmente, são cerca de 230 mil alunos com famílias inscritas no programa no Estado. A ação será válida enquanto perdurar a crise do coronavírus.

As instituições de ensino têm autonomia para organizar de que forma será feita a retirada dos kits, com a orientação de que sejam tomadas todas as medidas de prevenção necessárias a fim de impedir o contágio da doença, como evitar aglomerações. Também é recomendado o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e álcool gel por parte dos servidores e voluntários que trabalham na iniciativa.

A entrega dos kits da merenda foi regulamentada pelo Decreto 4.316/2020, do Governo do Paraná. As presenças dos alunos serão computadas de acordo com as atividades propostas pelas aulas na TV, pelo celular e pelo computador, e entregues on-line.