Professores concluem seminário de formação para o Novo Ensino Médio
06/12/2021 - 11:16

Foi encerrado na última sexta-feira (3), em Foz do Iguaçu, o Seminário de Formação sobre o Novo Ensino Médio, uma série de eventos de formação destinados a professores da rede estadual de ensino do Paraná. Foram oito encontros presenciais, desde 19 de novembro, para aprofundamento na proposta pedagógica do Novo Ensino Médio, que será implementado a partir de 2022. Houve participação de um docente de cada uma das 1.697 escolas estaduais que ofertam ensino médio, além técnicos pedagógicos, coordenadores e chefes de Núcleos Estaduais da Educação.

A programação do seminário contou com oficinas sobre temas referentes à proposta pedagógica do novo modelo, como a formação integral do sujeito, a construção do currículo a partir de competências e habilidades, o componente curricular Projeto de Vida e os conceitos de interdisciplinaridade e contextualização. Além das atividades de formação, também houve momentos de diálogo, para que os professores pudessem tirar dúvidas e registrar considerações, críticas e sugestões.

"Essa etapa constitui um marco histórico importante para a educação pública do Paraná, que visa a implementação e consolidação do Novo Ensino Médio em nossa rede", afirma Anderfabio Oliveira, chefe do Departamento de Desenvolvimento Curricular da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná (Seed-PR). "O processo de construção dos aspectos legais e normativos considerou como premissa a formação integral dos estudantes e a prática docente contextualizada de maneira interdisciplinar", acrescenta.

Vanessa Ruthes, coordenadora do Novo Ensino Médio na Seed-PR, ressalta que o objetivo do evento foi fortalecer as instituições de ensino da rede estadual para que possam implementar com sucesso a proposta pedagógica do Novo Ensino Médio em 2022. “Será a continuidade do trabalho que desenvolvemos com três grupos de profissionais que serão atores desse processo: diretores, pedagogos e professores”, afirma.

Formação com diretores e pedagogos — A Seed-PR já havia realizado, em setembro e outubro, uma série de oficinas presenciais de formação com os pedagogos das escolas da rede estadual. A proposta era trabalhar com os profissionais três elementos centrais do Novo Ensino Médio: a formação integral do estudante, o componente curricular Projeto de Vida e os conceitos de interdisciplinaridade e contextualização aplicados ao desenvolvimento de competências e habilidades. Os diretores, por sua vez, tiveram reuniões com a Seed-PR acerca do Novo Ensino Médio nos meses de agosto e setembro.

Série sobre Novo Ensino Médio Paranaense — A Seed-PR está produzindo uma série de matérias sobre o Novo Ensino Médio Paranaense. Já foram publicadas uma matéria de apresentação do novo modelo, uma sobre os itinerários formativos e outra sobre o componente curricular Projeto de Vida. Acompanhe o site e redes sociais da Seed-PR para saber mais informações sobre o Novo Ensino Médio.